O ROTTWEILER CLUBE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - ROTTRIO é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica distinta de seus associados e filiados, com responsabilidades, deveres e obrigações próprias, com sede e fórum na cidade do Rio de Janeiro, com prazo de duração indeterminado. O ROTTRIO é filiado à Federação Cinológica do Estado do Rio de Janeiro - FECERJ e integrante do sistema da Confederação Brasileira de Cinofília, sendo um clube especializado, de cunho educativo e orientador, estabelecendo regulamentos para controle da criação e proteção de cães puros da raça ROTTWEILER, de forma a preservar e aperfeiçoar o padrão da raça, que se caracteriza pelo temperamento, coragem, robustez e resistência.
No Brasil, o 1º. Rottweiler Clube foi o do Rio de Janeiro, fundado em 1984, o RCERJ como era conhecido na época, esteve inativo durante os anos de 1998 a 2005, retornando às suas atividades em março de 2006 O ROTTRIO tem por objetivos: estimular, divulgar e supervisionar a criação da raça ROTTWEILERno Estado do Rio de Janeiro, de forma que seu desenvolvimento seja de acordo com o Padrão Oficial da Raça, aprovado pela CBKC. orientar e assessorar os criadores, proprietários e administradores da raça, objetivando sua aproximação e congregação- realizar exposições especializadas, cursos de adestramento, simpósios, encontros, palestras e outros eventos de caráter técnico, esportivo ou social
Primeira logo do Clube
promover o intercâmbio e a assinatura de convênios com Entidades Cinófilas ou assemelhadas, nacionais e estrangeiras- manifestar-se e agir publicamente sobre qualquer matéria do interesse da raça, inclusive no âmbito internacional, observados a lei e os regulamentos vigentesDe forma a cumprir seus deveres, o ROTTRIO vem executando os seguintes trabalhos:- definição do regulamento de criação do ROTTRIO, que normatiza a criação da raça ROTTWEILER no Estado do Rio de Janeiro, orienta os criadores para a manutenção do tipo e o aprimoramento da raça e estabelece os preceitos que obrigatoriamente devem reger a criação. realização de exposições de estrutura, provas de trabalho, testes de índole, testes de coragem e prova de cão acompanhante – CAC (BH – Begleithund Prüfung)- controle de acasalamentos e padreagens- vistorias de ninhadas e emissão de Certificados de Vistoria- orientação e intercâmbio de cinofilia- microchipagem de cães- Orientações sobre o controle de displasia, com credenciamento de especialistas para realização de radiografias e emissão de laudos pelo CBRV e pelo Prof. Dr. Dr. h.c. Wilhelm Brass, especialista com formação e doutorado na Alemanha e também credenciado pela ADRK.