BH é a abreviação de "BegleiteHund", que significa "Cão de Acompanhamento" ou "Cão Acompanhante" em alemão. No Brasil a prova se chama CAc.

Esta prova foi criada para avaliar o grau de socialização e obediência básica de um cão, visando seu convívio com as pessoas, animais e situações dos ambientes urbanos em que vivemos hoje.

 

Ou seja, um cão aprovado no BH/CAc se mostra apto a conviver entre pessoas, outros cães e situações cotidianas de forma sociável e segura, sem causar problemas em locais públicos.

O BH/CAc não mede temperamento, mas sim o trabalho de socialização e treinamento básico feito com o cão. É uma prova simples, desenhada para a dupla cão/proprietário e na qual não há classificação, apenas o resultado "aprovado" ou "reprovado". Se reprovado, o cão poderá participar de outras provas até se mostrar apto para ser aprovado.

Quando aprovado, o cão recebe o título de BH (Cão Acompanhante), homologado pela CBKC - Confederação Brasileira de Cinofilia. Trata-se de um título internacional, reconhecido em todos os países pertencentes à " FCI - Fédération Cinologique Internationale".

Em alguns estados americanos e em regiões da Alemanha e de outros países europeus, este título dá ao condutor e ao cão liberdade para transitar em quaisquer lugares públicos, serem aceitos em condomínios, shoppings, etc.

O BH é também um pré-quesito para o cão participar de qualquer prova de trabalho (Schutzhund), provas essas que fazem parte do processo de seleção dos cães de raças de trabalho, onde o Rottweiler se inclui.

Ao contrario do que muitas pessoas acreditam, ser sociável não torna um cão "manso demais", ou menos atento na guarda ao seu proprietário ou ao seu território, muito pelo contrário, a socialização é que vai dar ao cão a confiança e a tranqüilidade necessárias para um trabalho de guarda eficiente.

É de extrema importância nos dias de hoje que os cães das raças de trabalho sejam socializados e educados desde filhotes, para que cresçam equilibrados e seguros, e, aos 15 meses de idade, submetam-se ao BH/CAc para provar esta condição.

O RottRio levanta a bandeira da posse responsável e se compromete a no mínimo duas vezes ao ano organizar provas de trabalho que incluam a categoria de BH, ou como foi nomeado pelo CBKC : Cão Acompanhante - CAc.

É importante lembrar que esta prova, assim como todas as outras de nossas competições são abertas a todas as raças.

Para 2007, o RottRio pretende implementar um projeto de aulas de adestramento em grupo para os proprietários que tenham dificuldade em treinar seu cão sem supervisão. Acompanhe as informações pelo site !

Para acessar o regulamento da prova de BH/CAc, clique no link abaixo:
• Prova de Cão Acompanhante - CAC (BH - Begleithund Prüfung)

Escolha o Indioma